27 de abril de 2008

Ainda é possível...

... mas muito improvável.

Snif, snif.

Haverá próximas.

___________________


Aliás, deixem-me adivinhar: a Globo ficou o tempo todo mostrando a torcida do Palmeiras cantando, com áudio claro, com letra de gritos de guerra e tudo mais. Estou certo?

A torcida da Ponte comportou-se de maneira exemplar. Mesmo sendo derrotada, incentivou o time até o final. Ao apito final, cantou o hino do time, aplaudiu, gritou, o escambau. Duvido que isso tenha sido mostrado na transmissão. Havia uma câmera somente voltada pra pequena torcida do Palmeiras e nenhuma visível para a da Ponte. Não duvido também que os microfones tenham mostrado algo muito diferente da realidade.

É prática recorrente da Globo. Me dei conta disso na transmissão de Guarani e São Paulo, no Brinco. Claramente em muito maior número (já que jogava em casa), a torcida do Guarani parecia inexistente na transmissão, que privilegiava com imagens e alto e bom som a torcida do time da capital. É algo muito estranho. Um exemplo: no dérbi deste ano, no Moisés Lucarelli, mesmo estando atrás no placar durante todo o jogo, a torcida do Guarani fez muito mais barulho do que a do Palmeiras hoje, em plena decisão.

Os interesses mercadológicos são claros, óbvios, e até compreensíveis. Mas montar, manipular a transmissão, invertendo a ordem do espetáculo, é algo muito nojento. Faz muito mal ao esporte.

Um comentário:

Vanessa disse...

É nojento sim, mon chèri, mas futebol é mercado. E mercado também é isso.

Mesmo revoltante é extremamente compreensível.

Já enjoei de ter xiliques por causa de Rede Globo, Revista Veja e afins.
Com um pouquinho de interesse e criticidade, quem deseja vê.

Também não sei até que ponto fará mal ao esporte. Talvez até por isso a campanha É POSSÍVEL tenha sido lançada - Macacada unida acreditando naquilo que ninguém sequer menciona ou apoia.
Mas há a união dos torcedores, e foi isso também que segurou o time e fez com que ele chegasse até onde chegou. A macacada apoia e vai em peso, e isso nenhuma câmera global compra.

Não precisa ficar assim. Muito possivelmente se você fosse membro do chiqueiro nem estaria preocupado com isso...

Mas entendo a ira. Realmente a macacada excluída tava fazendo o Majestoso balançar.

De onde você vem?