16 de agosto de 2010

Terra plástica

Sem querer me auto-linkar, mas já me auto-linkando, vai aqui uma matéria que pode agradar ao leitor que goste de dar saltos de imaginação com a ciência.

A notícia saiu hoje, na Comciência. Fala sobre um estudo de Elson Oliveira, geólogo da Unicamp, que mostrou haver, no atual Sergipe, um resquício de formação montanhosa datada do final da existência de Rodínia e início da história de Gondwana (há mais de 500 milhões de anos, pois). Gondwana é como os geólogos chamam o supercontinente austral do qual faziam parte a América do Sul, a África, a Antártida, a Austrália e a Índia. Rodínia, por sua vez, uniu todas as massas continentais da Terra há mais ou menos 1 bilhão de anos e foi anterior ao Pangéia, outro desses gigantes, mais novinho.

O mais interessante é que a pesquisa dá indícios de que a configuração das placas tectônicas nem sempre foi a mesma e falhas geológicas como a que forma a Cordilheira dos Andes podem se acomodar e deixar de existir. A erosão dá conta de apagar, nas eras que se seguem, montanhas inteiras. Foi o que aconteceu no Cinturão Sergipano.

Nenhum comentário:

De onde você vem?