20 de setembro de 2007

Pesquisinha fuleira

Caros 17 milhões de leitores, vejam como uma pesquisa pode ser ridiculamente mal feita. O assunto não tem nada de relevante para o mundo real, mas o caso é emblemático da forma como pesquisas podem ser dirigidas e manipuladas. Da Folha Online:


Você acha que a punição à McLaren por espionagem, com a exclusão do Mundial de construtores e multa de US$ 100 milhões, foi justa ?

  • Sim

  • Não, a punição foi severa demais

  • Não, a punição foi leve demais

O leitor tem pouquíssimas opções para se expressar numa pesquisa como essa. Se considera que a punição foi justa, tem opção. Se discorda da intensidade da punição, também tem opções. No entanto, se acha que a McLaren não deveria ter sido punida, o leitor não tem alternativa que acolha sua opinião. A Folha partiu do pressuposto de que não há quem não considere a McLaren culpada do rocambole de espionagem que quase afundou a F1. Errou. Pesquisas, mesmo essas de internet e que versam sobre assuntos irrelevantes, não deveriam excluir uma parte inteira do espectro de opiniões.

Não, eu não acredito que o Datafolha seja capaz de um amadorismo desses.

Um comentário:

Sasqua disse...

Taí um péssimo habito da Folha...Partir de pressupostos.

Em outra ocasião escrevi ao ombundsman da Folha. Uma reportagem sobre a promoção de Carlos Lamarca na qual o redator referiu-se ao capitão - agora coronel - como "terrorista" do início ao fim da matéria. "A esposa do terrorista", a "família do terrorista", e por aí foi...

Aliás, a pratica dos pressupostos é um aml da grande mídia brasileira, como sabemos....

De onde você vem?