24 de março de 2008

Duas dicas pra sair do marasmo cinematográfico

Graças à Vanessa, vi recentemente dois excelentes filmes que ajudam a entender melhor o que se passa naquelas bandas chamadas de Oriente Médio: Persépolis, do ano passado, e Tartarugas Podem Voar, de 2004.

Persépolis (link para eMule; a legenda* para este arquivo específico está aqui) é uma animação que conta a história de Marjane Satrapi, uma jovem rebelde iraniana que cresce sob o então recém-instalado regime dos aiatolás e muda-se para a Europa. O filme é co-dirigido pela própria Satrapi.


A pequena Marjane sendo importunada pelas conservadoras de burca


Da crítica de A.O. Scott, do NYT, via G1:

Mesmo com seu visual despretensioso, “Persépolis” é caloroso e surpreendente, com humor vivo e espírito independente. Seu retrato estilizado do mundo – especialmente das ruas e prédios de Teerã e Viena – transforma geografia em poesia. [...] O clima do filme é freqüentemente sombrio, mas também chama a atenção por seu encantamento e ousadia. É a expressão perfeita da resistência artística aos poderosos e opressores, que insistem que o mundo só pode ser visto em preto e branco.

Tartarugas Podem Voar (link para eMule; legenda* específica aqui) é uma co-produção Irã-Iraque que retrata a vida de crianças de um acampamento para refugiados curdos no Iraque em meio à iminente invasão norte-americana, onde imperam a desinformação e o desamparo. Segundo o diretor, o iraniano Bahman Ghobadi, "nos canais por satélite, Bush e Saddam viraram as estrelas. Eu mostro o oposto disso. As estrelas no meu filme são o povo, as crianças; Saddam e Bush são apenas pano de fundo". O filme passa longe da pieguice que se poderia esperar de um tema como esse e consegue arrancar muitos risos, mesmo que boa parte das crianças esteja mutilada por minas terrestres. O final, no entanto, é apropriado - ou seja, é de uma tristeza inconsolável. Não há redenção na guerra.


Mr. Satellite (em pé) e sua turma de órfãos brincam de Rambo


*Para assistir aos filmes com legenda há vários métodos. Vai aqui dois deles:

1) baixe e instale o player Radlight; abra com ele o filme; no canto superior-esquerdo do player clique em "File">"Load Subtitles" e carregue a legenda;

2) baixe e instale um pacote de codecs como o K-Lite Mega; coloque o filme e a legenda num mesmo diretório; renomeie o arquivo da legenda para o mesmo nome do arquivo do filme (mantendo a extensão .srt); execute o filme no próprio Windows Media Player.

Nenhum comentário:

De onde você vem?