15 de março de 2009

Hora do pesadelo

Apreciem uma originalíssima mistura de filme russo antigo sci-fi trash, animação e CGI em forma de videoclipe. Os soviéticos têm uma arma bioquímica nas mãos e não estão com medo de usá-la! Eis o clipaço novo do Metallica:


Metallica - All Nightmare Long
Go, go, go CCCP! Por essa você não esperava, Robert Macnamara!

Dois comentários:
1. A música é uma das melhores do Death Magnetic. Os riffs, as palhetadas, o vocal agressivo, o solo rápido, a bateria frenética, tudo nela é tradicional. O nome e a letra são ainda mais explícitos nessa busca pelas raízes: como reconhece o próprio James Hetfield, tenta-se resgatar as referências à mitologia do escritor H.P. Lovecraft, o papa das bandas de metal dos anos 80. Mas, inexplicavelmente, há algo que cheira a novidade. Talvez seja uma forma nova, original, de usar os clichês. Não é autoparódia, também não é mera autoreferência: é alguma outra coisa. O vídeo não poderia ser melhor tradução da música. Sensacional.
2. O final é genial. É como se REC tivesse sido gravado há 50 anos.
3. A representação da ciência e dos cientistas no vídeo é a reprodução de um dos lados dessa moeda durante a Guerra Fria: cientistas frios, cínicos, servos do complexo industrial-militar; a ciência é um cavaleiro do apocalipse. Alguém aí conhece obras relacionadas ou específicas sobre (história das) representações de ciência na arte russa ou americana durante a Guerra Fria? Por favor, quem souber, me dê dicas nos comentários.

Um comentário:

Trip disse...

Puts, gostei muito do clip. Muito massa mesmo.

Parece um misto de Resident Evil, History Channel e anime.

De onde você vem?