18 de maio de 2007

Darwin online

A Folha Online publicou um link fabuloso. As obras completas de Charles Darwin online.

Além de todos os trabalhos de Darwin, correspondências e o escambau, o site ainda traz scans de várias edições das obras. Dá pra sentir o cheiro de livro velho, de passado. Ainda assim, e até mesmo por isso, a iniciativa é muito oportuna. Vivemos um tempo em que professores são instados por diretores de escolas a ensinar a teoria darwiniana lado a lado com a explicação criacionista do mundo. Empregam um relativismo mambembe para justificar a sabotagem de um dos grandes paradigmas científicos do nosso tempo. A teoria de Darwin, dizem, deve ser vista apenas como uma teoria, assim como a teoria criacionista.

Só mesmo quem não faz idéia do que seja uma teoria pra forçar uma interpretação dessas. O primeiro absurdo é elevar ao nível da teoria um conjunto de crenças religiosas. O segundo é pensar que uma teoria é apenas uma teoria, como se teoria fosse igual a ficção ou devaneios sem compromisso com a realidade. Pois tentem realizar uma investigação sem uma teoria! A teoria, oras, dá sentido às observações e experimentações, serve de guia para a investigação científica. Isso é o mínimo de importância que se pode atribuir a ela.

Esse relativismo mambembe está se espalhando pelas escolas e virando slogan. Está minando a compreensão das crianças sobre a ciência. O criacionismo deveria ser ensinado, no máximo, nas aulas de religião - que também são uma excrescência. Se você é pai, procure saber qual é a política da escola no ensino de ciências. E, principalmente, se não ensinam o darwinismo em profundidade, exija que o façam. É seu direito.

E agora eu não tenho mais desculpas pra não ler o livro que mudou o mundo.


Nenhum comentário:

De onde você vem?