14 de maio de 2007

Lembranças de um eterno brilho mental

Charlie Kaufman, provavelmente, vai iniciar as filmagens de Synecdoche, New York no próximo dia 21. É o primeiro filme em que Kaufman, o brilhante roteirista de Quero Ser John Malkovich, Adaptação e Brilho Eterno de uma Mente Sem Lembranças, assume a direção.

Desde que vazaram as primeiras notícias sobre o novo filme, fiquei tentanto imaginar qual vai ser a próxima maluquice de Charlie. Com ele, já caímos dentro da cabeça de John Malkovich, já vimos o filme a que assistíamos ter a ação alterada pelo personagem principal (que, a propósito, era o próprio Charlie), e ainda apelamos à Lacuna, Inc. apagar as memórias da pessoa amada que tanto nos feriu. O que esse cara vai inventar agora? Ao LA Times, ele disse:

"I was thinking about things that are really scary to me, not horror-movie scary, about getting ill and dying, about time moving too quickly as you get older, and not feeling that you've accomplished what you've hoped for. There are issues of enormous relationship nightmares that I was thinking about. Losing his family. Losing the respect of his wife."

O herói, um diretor de teatro moribundo. O cenário, um armazém em que o protagonista tenta encenar uma peça, um simulacro de sua própria vida numa cidade artificial. Sinédoque: um caso especial de metonímia, onde troca-se a palavra que indica o todo de um ser por outra que indica apenas uma parte dele.

Já dá pra sentir o gostinho de uma nova obra-prima.

Um comentário:

DVD disse...

Parabéns pelo blog caro senhor Danilo Nogueira Albergaria Pereira, Alexandrino Heróico e sócio fundador da Roxinois da Fiel...ahah
Bom, o objetivo é apenas de mostrar que achei bastante interessante a criação do blog...está no favorito, apenas não vá sentar numa mesa de bar com o Nassif, FustÁino Costa e comigo para discutirem assuntos supérfluos que não seja Futebol e Cerveja, afinal, estou no seu público alvo de Leigos em H.C. ...O Pic deve manjar bastante.
Enfim, como já disse, o ponto era mostrar ao senhor que gostei da idéia (não que eu vá criar um), mas de qq forma, pode ficar a vontade para apagar o comentário, já que está endereçado a vc...:-)

De onde você vem?