21 de maio de 2007

Eu moro em Bagdá

Faz um certo tempo, eu estava navegando pelo YouTube à procura de vídeos sobre a Guerra do Iraque quando me deparei com Hometown Baghdad. Trata-se de mini-documentários sobre o cotidiano de alguns jovens moradores de Bagdá.

Lembro-me de ter assistido a alguns vídeos, e de ter ficado profundamente comovido com a situação dessas pessoas. Para um jovem brasileiro, é como se ver no espelho, só que numa condição apavorante. Saif, Adel e Ausama tocam guitarra, ficam horas na frente do computador, assistem futebol na TV, estudam. Em meio à carnificina.

Saif lamenta, ao violão, a ausência da namorada. Vemos um poster do Real Madrid, Roberto Carlos em destaque, no quarto de Adel. Falta energia elétrica constantemente. Ao som de tiros, muitos tiros. Ausama até pensa saber distinguir um tiro de sniper, em meio à cacofonia.

Ao que parece, Hometown Baghdad está ganhando os jornais do mundo. Deu no LA Times, no inglês The Times e, agora, na Folha (via BBC). Só não vai sair na Fox News...

E, last but not least, são mais de 60000 (sessenta mil) civis mortos no Iraque. Fora os 3400 norte-americanos. Os neo-cons devem estar radiantes.

Nenhum comentário:

De onde você vem?