25 de maio de 2007

Deus e o MP4/4


Viviane Senna está em Mônaco para acompanhar a corrida de GP2, amanhã. Seu filho, Bruno, está em segundo lugar na classificação geral da categoria de acesso à F1. Hoje, os dois participaram de homenagens a Ayrton, com a presença do príncipe Albert, que só serve pra essas coisas.

A foto acima é meio estranha. Se havia lá mais carros guiados por Senna, a escolha de Viviane foi estranha. Se não havia, estranha foi a organização do evento. Esse carro é o McLaren MP4/4 - a parte traseira mais baixa típica do motor turbo e o número 12 não mentem.

O MP4/4 foi um dos carros mais vencedores da história da F1. Com ele, Senna e Prost venceram 15 das 16 corridas da temporada de 88. Sim, Senna é o senhor de Mônaco, com seis vitórias, mas quem venceu por lá com esse carro foi Prost. O baixinho narigudo estava 52 segundos atrás (isso mesmo, 52s, com o mesmo carro) quando Senna fez uma das maiores cagadas de sua carreira. Perdeu a concentração a duas voltas do fim e enfiou o imbatível MP4/4 no guard-rail da Portier.

Enfim. Viviane pode ter escolhido esse carro porque foi o do primeiro título do irmão, ou porque foi a bordo dele que Senna disse ter visto o Todo-Poderoso Criador do Universo, no Japão. O fato de que os outros 25 pilotos não o viram, tampouco os milhares de torcedores, nunca demoveu Senna de sua "visão". Ele dizia que o acidente de Mônaco o tinha transformado espiritualmente. Talvez seja essa a causa da estranha foto.

Por último, você pode estar se perguntando, por quê diabos o MP4/4 não ganhou as 16 provas de 88? Porque em Monza, Senna deve ter tido uma de suas visões cósmicas enquanto atropelava aquela Williams do Schlesser, que se arrastava na chicane. Faltavam, também, duas voltas. E quem acabou tendo a epifania foram os tiffosi, que viram uma dobradinha cair no colo da Ferrari.

Um comentário:

Unknown disse...

Impressão minha ou você realmente gosta do Senna muito menos do que eu?

De onde você vem?